TESTE ERGOMÉTRICO

 

Teste ergométrico

Teste Ergométrico, Teste Cicloergométrico, Prova de esforço ou Teste sob estresse físico é um exame complementar de diagnóstico em Medicina, realizado por profissional médico cardiologista habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.

Indicações
Avaliar:

Aptidão cardio-respiratória.
Presença de isquemia miocárdica.
Prognóstico da doença arterial coronária.
Arritmias desenvolvidas ao esforço.
Classe funcional (classificação da New York Heart Association - NYHA).

Contraindicações e Limitações

Bloqueio completo ramo esquerdo (BCRE) e outras alterações da repolarização ventricular (limitação da análise do traçado eletrocardiográfico).
Arritmia ventricular complexa (possibilidade de intensificação da arritmia).
Estenose aórtica de grau importante (síncope ao esforço).
Insuficiência cardíaca descompensada (agravamento do quadro clínico).
Hipertensão arterial estágio III no momento do exame (ocorrência de pico hipertensivo).
Doença ortopédica ou neurológica que limite a deambulação (incapacidade de atingir a freqüência cardíaca submáxima).

Metodologia

O esforço pode ser realizado geralmente através de esteira ou bicicleta. O indivíduo é monitorado através de um eletrocardiograma de 12 derivações em repouso e durante o esforço, além das medidas de pressão arterial. A freqüência cardíaca (FC) teórica máxima a ser atingida durante o esforço é calculada pela subtração de 220 pela idade, por exemplo, uma pessoa com 40 anos tem uma FC máxima de 180 batimentos por minutos (bpm). A FC submáxima é obtida calculando-se 85% do valor da FC máxima, e o indivíduo deve atingi-la para tornar o exame eficaz para a análise de isquemia do miocárdio. Existem uma série de protocolos para executar o esforço físico, sendo mais utilizado o protocolo de ellestad e Bruce.

A variável mais importante para analisar a presença de isquemia miocárdica é o segmento ST do eletrocardiograma. Um infradesnivelamento retificado ou descendente do segmento ST de -0,05 mv a -0,15 mv(masculino e feminino) ou mais ( a partir do ponto J-Y) é sugestivo de isquemia miocárdica, tornando(sugerindo) o Teste Ergométrico positivo. Quando o segmento ST apresenta um infradesnivelamento de no máximo -0,5 mv com ascensão rápida, a interpretação é sugestiva de um Teste Ergométrico negativo para isquemia do miocárdio. Caso ocorra um supra desnivel de ST,achado não muito frequente, durante o esforço e/ou pós-esforço, este será de alta especificidade para o diagnóstico sugestivo de isquemia miocárdica.

Exames

Eletrocardiograma

Saiba mais

Ecocardiograma

Saiba mais

Ergométrico

Saiba mais

Mapa

Saiba mais

Holter de 24h

Saiba mais

Marca-passo

Saiba mais

Nossos Médicos