
ELETROCARDIOGRAMA
Um eletrocardiograma é a reprodução gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento, registrada a partir da superfície do corpo.
A superfície do corpo humano emana pequenas correntes elétricas, que no indivíduo em repouso são identificadas nas contínuas despolarização e repolarização do coração; isto refere-se, basicamente, a toda a atividade elétrica que é registada ao nível do tronco. Os potenciais elétricos produzido pelo músculo cardíaco são a soma da quantidade mínima de electricidade gerada pelas células musculares cardíacas individuais. Estas pequenas correntes são registadas através dum aparelho chamado eletrocardiógrafo.
Graças à conversão da energia elétrica em energia mecânica, as variações eléctricas produzem o movimento de um mecanismo ou sistema de agulhas. A energia elétrica é devidamente amplificada, por forma a poder transcrever amplitudes grandes ou suficiente que permitam a gravação de um sinal legível. As deflexões são impressas em papel, que se move a velocidade constante em contato com o sistema que reporta no papel as ondas que são registadas em função do tempo. Simultaneamente com a oscilação vertical das linhas produzidas a partir de variações do potencial, o papel rola para a esquerda. Esta sincronização permite reportar o movimento vertical sobre um plano horizontal, gravando as oscilações consoante o tempo.
No ECG com 12 derivações, são colocados quatro eletrodos sobre os membros do paciente, e seis sobre o tórax. A magnitude total do potencial elétrico do coração é, então, medida a partir de doze ângulos diferentes ("derivações") e é registada por um período de tempo (normalmente de dez segundos). Desta forma, a amplitude e a direção geral da despolarização electrica do coração são capturados a qualquer momento e ao longo de todo o ciclo cardíaco.
O eletrocardiograma é um exame de base simples e seguro, utilizado em numerosos contextos clínicos. Para serem reportados o mais frequente é: medir a frequência e o ritmo dos batimentos cardíacos, verificar a dimensão e a posição das câmaras cardíacas (tal como ocorre na dextrocardia), detectar a presença de possíveis danos ao miocárdio ou ao sistema de condução, controlar os efeitos induzidos pelos medicamentos.
Exames

Eletrocardiograma
Saiba mais
Ecocardiograma
Saiba mais
Ergométrico
Saiba mais
Mapa
Saiba mais
Holter de 24h
Saiba mais
Marca-passo
Saiba maisNossos Médicos

Dr. ARNO PRANTE
Cardiologista

Dr. CIRINEU FAJARDO
Cardiologista

Dr. DAVID SINCOS
Cardiologista

Dr. CLAUDIO FRANCISCONI
Cardiologista

Dra. ILANA C. SINCOS
Cardiologista
